Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Novembro ROMED II em Barcelos

ROMED II em Barcelos

Os dias 18 e 19 de novembro foram dedicados à Cultura Cigana. Primeiro, através de uma exposição subordinada ao tema “Um ano de ROMED II em Portugal” no Campus do IPCA, que contou com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, do Presidente do IPCA, João Carvalho, entre outros.

Depois, um documentário - “Sina Cigana” - da autoria de Alberto Serra.

E, por último, um workshop subordinado ao tema “História e Cultura Cigana”, onde se explanou a origem, a chegada à Europa e as leis repressivas, no âmbito da história cigana. No que diz respeito à cultura, deu-se a conhecer a estrutura social interna, sistema de valores, mundo simbólico dos ciganos, dias comemorativos, música, personalidades.

Esta iniciativa teve como objetivo apoiar os parceiros locais, na implementação de políticas de apoio à integração da Comunidade Cigana. A vereadora considerou que, no âmbito da integração da comunidade cigana, muito há ainda a fazer, mas “o Município de Barcelos está no bom caminho”.