Esta certificação consiste numa avaliação feita por um                   organismo certificador devidamente acreditado, a                   APCER, atestando que a instituição cumpre todos os                   requisitos da norma internacional ISO 9001, e que                   incorpora nas suas atividades importantes princípios                   de gestão, como a focalização nos clientes, liderança,                   envolvimento das pessoas e melhoria contínua.
 Nas palavras que dirigiu aos diretores e chefes de                   divisão presentes nesta cerimónia simbólica, Miguel                   Costa Gomes, Presidente da Câmara, mostrou-se                   satisfeito “pelo reconhecimento e trabalho de todos os                   serviços para que esta certificação fosse possível”,                   frisando ainda “que este é apenas mais um passo para a                   certificação total dos serviços do Município”. 
 Numa primeira fase, e por se tratar de uma imposição                   legal avaliada anualmente pela ERSAR, o Município de                   Barcelos certificou, em 2013, o serviço de recolha de                   resíduos sólidos urbanos, um setor chave para o                   ambiente e para a qualidade de vida dos munícipes.
 Em 2014, e no seguimento desta vontade, o Município                   decidiu estender o seu Sistema de Gestão da Qualidade                   aos serviços de Turismo, Gestão Urbanística, Ação                   Social e Educação e, em 2015, aos serviços de                   Biblioteca, Fiscalização Municipal, Administração e                   Licenciamentos e Metrologia.
 Ainda no âmbito desta certificação foram ainda                   certificados os serviços que são transversais a todo o                   Município e que, embora não prestem serviços                   diretamente ao cidadão, são parte integrante do                   Sistema de Gestão da Qualidade do Município já                   certificado e revelam-se fundamentais para o seu bom                   desempenho. São eles: Recursos Humanos, Contratação                   Pública, Gestão do Património. Sistemas de Informação                   e Gestão de Infraestruturas (Gestão de Frota e                   Equipamentos).