A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, na reunião do Executivo de 29 de setembro, um acordo de parceria com o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para a implementação da infraestrutura tecnológica “Barcelos Smart Digital and Design Hub”. Este projeto tem como objetivo ser um centro de referência na valorização e inovação, promovendo a convergência entre o conhecimento científico tecnológico e o tecido industrial do concelho e áreas adjacentes.
A aprovação deste acordo de parceria significa a participação do Município de Barcelos na candidatura e posterior contrato-programa com vista à criação daquela infraestrutura tecnológica para apoio à ciência e à promoção do desenvolvimento.
O “Barcelos Smart Digital and Design Hub” pretende ter um papel relevante na diversificação e reconversão de indústrias existentes na região, potenciando o desenvolvimento de novos modelos de negócio e soluções de elevado valor acrescentado. Neste particular, terá como foco as tecnologias emergentes, designadamente a Inteligência Artificial, a realidade aumentada/virtual/mista e a gamificação e ambientes imersivos.
Este projeto está alinhado com os objetivos do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Concelho de Barcelos – “Created in Barcelos”, promovido pela Câmara Municipal. Em particular no que se refere à aposta na inovação e internacionalização do tecido empresarial e na criação de condições para o acolhimento de empresas de elevado valor acrescentado e intensivas em conhecimento.