Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Dezembro Diagnóstico sobre igualdade de género em debate

Diagnóstico sobre igualdade de género em debate

Foi apresentado na Biblioteca Municipal, no dia 29 de novembro, o Diagnóstico Municipal para a Promoção da Igualdade de Género, uma ação no âmbito do projeto Barcelos Plural, realizada através de questionários aos colaboradores da autarquia, que contribuirá para a criação do Plano Municipal para a Igualdade de Género.

Esta atividade contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social, Ana Maria Silva, que também participou no debate.

Este é um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, por via do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

A sessão de sensibilização mostrou três pontos essenciais a trabalhar no Município dentro desta temática. A promoção da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal foi um dos pontos analisados, sendo dadovários exemplos que podem ajudar, como a criação de creches e espaços para os filhos dos trabalhadores. Paulo Teixeira, sócio-gerente da Logframe, empresa que realizou o diagnóstico, deu vários exemplos de trabalhos anteriores e de experiências de amigos e familiares que tinham mais rendimento nos postos de trabalho quando não tinham a preocupação de ir para casa tratar dos filhos.

A informação, comunicação e sensibilização dos colaboradores também foi um dos aspetos focados, para que os trabalhadores tenham mais informação sobre a igualdade de género.

Por último, a qualificação dos recursos humanos em igualdade de género, com formação específica e formações sobre o tema também foram referidos no diagnóstico.

Esta é uma temática “que não é abordada nos locais de trabalho nem nos bancos de faculdade, mas a próxima geração pode mudar esta realidade se forem devidamente instruídos e sensibilizados para tal” referiu Paulo Teixeira.