Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Abril Mês de abril dedicado a iniciativas sobre prevenção dos maus-tratos na infância

Mês de abril dedicado a iniciativas sobre prevenção dos maus-tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Barcelos, em parceria com o Município de Barcelos, realiza durante o mês de abril um conjunto de iniciativas, no âmbito da campanha do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Esta campanha tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. 

Sob o lema “Cuidar e Proteger Ajuda-nos a Crescer”, esta campanha visa alargar a intervenção sobre este problema a outras áreas da sociedade e sensibilizar para prevenção como melhor forma de tratar o problema.

No âmbito desta iniciativa, o Município de Barcelos e diversas instituições do concelho associam-se à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens nesta causa através da organização de um conjunto de atividades que visam a promoção dos direitos e a proteção da infância e juventude no concelho de Barcelos.

Durante todo o mês de abril decorrerão iniciativas de alerta e sensibilização para toda a comunidade, convidando a usar, durante este mês, o “laço azul” enquanto oportunidade de alerta e sensibilização para este fenómeno.

De entre as diversas iniciativas, destacamos que nos dias 19 e 21 de abril realizar-se-ão iniciativas de sensibilização no Largo da Porta Nova e na Avenida da Liberdade, onde estarão representados vários parceiros. Ao mesmo tempo, registamos a adesão do serviço de intervenção psicossocial e psicoeducativa que vai dinamizar nos diversos estabelecimentos de ensino diversos momentos de sensibilização com crianças e jovens. A par desta iniciativa, relevamos a distribuição de pulseiras alusivas à temática, junto de todos os estabelecimentos do primeiro ciclo do concelho.

Já no dia 20 de abril, um autocarro percorrerá as sedes de agrupamento deste concelho, levando a tod@s uma mensagem de sensibilização relativa a este período comemorativo.