Você está aqui: Entrada Rede Social de Barcelos Comemoração do Dia Nacional Cigano

Comemoração do Dia Nacional Cigano

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional Cigano, a EAPN Portugal apresenta a exposição "CiganAs" na Biblioteca Municipal de Barcelos. O ato inaugural será no dia 20 de junho, às 15h00, com a presença da Senhora Vereadora do Pelouro de Ação Social do Município de Barcelos, Drª Armandina Saleiro. Esta exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 4 de julho de 2014. No dia 26 de junho, às 10h00, no mesmo local terá lugar a exibição de um documentário sobre as comunidades ciganas.

Exposição de Fotografia

“CiganAs”

Sérgio Aires

 

“A EAPN Portugal tem como missão defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham as condições necessárias ao exercício da cidadania e a uma vida digna, promovendo a luta contra a pobreza e a exclusão social, o trabalho em rede e o envolvimento de toda a sociedade. Para tal, um pilar importante da intervenção da instituição passa necessariamente pelo desenvolvimento de ações que promovam uma melhor inclusão das pessoas nas comunidades onde se inserem, havendo por isso uma responsabilidade acrescida relativamente aos grupos minoritários, que são excluídos e discriminados nessas comunidades, como são exemplo as comunidades ciganas.” EAPN Portugal

Por forma a assinalar as comemorações do dia Nacional Cigano, a rede de parceiros que colabora no desenvolvimento do plano de intervenção do mediador 2013-2014, 3º ciclo, do Projeto de Mediador Municipal (aprovado em 2011), considerou com interesse público a exposição de rostos de mulheres ciganas, subscrevendo a promoção da igualdade de género e de oportunidades, representada nesta etnia.

Nesta linha, a parceria que o município de Barcelos estabeleceu com a EAPN Portugal têm permitido o desenvolvimentos de ações focadas neste grupo específico, numa perspectiva positiva e inclusiva, através da adoção de recursos criativos e apelativos, como são exemplo as duas propostas aqui apresentadas.

Patente ao público, na Biblioteca Municipal de Barcelos, a EAPN Portugal apresenta a exposição “CiganAs”. É objetivo desta exposição sensibilizar a comunidade em geral para a urgência de “olharmos” para as mulheres das comunidades ciganas como “Mulheres” e como “Cidadãs” de facto, para quem a Igualdade de Género e de Oportunidades ainda é algo pelo qual temos muito que lutar. O ato inaugural tem hora marcada para as 15h00, do dia 20 de junho, com a presença da Senhora Vereadora do Pelouro da Ação Social do Município de Barcelos, Dra. Armandina Saleiro. Esta exposição pode ser visitada até ao próximo dia 4 de julho de 2014.

Neste período, e para reforçar estes princípios de ação, no dia 26 de junho, quinta-feira, às 10h00, no mesmo local tem lugar a exibição de um documentário sobre as comunidades ciganas, realizado no âmbito de uma candidatura ao POPH; medida 7.3 - Apoio Técnico e Financeiro às ONG’s. Assim, o projeto Romi focou-se, essencialmente na promoção da participação e envolvimento das Mulheres Ciganas, uma vez que, devido às especificidades dos papéis sociais que ocupam na estrutura familiar e na própria sociedade, acabam por ser alvo de dupla discriminação: por serem Ciganas e por serem Mulheres.

classificado em: