A Câmara Municipal de Barcelos promoveu, na manhã de sábado, um passeio pelo Centro Histórico e uma conversa animada com os artistas/autores das pinturas que ilustraram e deram nova cara às caixas de eletricidade que se encontram em espaços públicos da cidade.
A iniciativa denominada “In The Box”, que já vai na sua terceira edição, levou diversos artistas locais a transformarem o cinzento característico daqueles equipamentos num conjunto de desenhos e pinturas que retratam motivos alusivos às “Artes e Ofícios Tradicionais” do concelho, revestindo-os de novas histórias.
Este ano, esta iniciativa de arte urbana contou com a apresentação de 27 propostas da autoria de 23 artistas, que foram avaliadas por um júri composto por um elemento da Associação de Artesãos do Galo, um artista plástico local e um professor/técnico da área das artes.
No total, foram selecionadas 12 propostas, que podem agora ser apreciadas nos seguintes locais: Rua de São Francisco, Largo do Apoio e Rua Infante D. Henrique. Também a Rua Dr. António Barroso e a Avenida da Liberdade ganharam mais cor com a pintura das caixas de eletricidade ali existentes.
Durante a manhã, a vereadora da Juventude, Mariana Carvalho, fez questão de marcar presença na visita, aproveitando a ocasião para observar os trabalhos artísticos e conviver com os criadores selecionados pelo projeto “In The Box”.
A iniciativa, promovida pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos, teve como destinatários artistas locais e nacionais, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos. O Município de Barcelos atribuiu prémios de participação para fazer face às despesas de produção, incluindo materiais para as intervenções.