Os grupos participantes no Festival Internacional de Folclore Rio, que se realiza sábado à noite, 2 de agosto, às 21h30, junto à Ponte Medieval, foram recebidos esta manhã na Câmara Municipal.
Depois da sessão de cumprimentos e da demonstração das suas músicas, danças e tradições, os ranchos folclóricos (Portugal, Argentina, Venezuela, Costa do Marfim, Estados Unidos da América, Palestina, Brasil, Macedónia do Norte, Guadalupe e Uzbequistão) deslocaram-se até ao recinto da feira semanal, apresentando as suas danças e cantares, abrindo assim o apetite para que todos os barcelenses possam assistir a mais uma edição do grande evento “Festival Folclore Rio”, organizado pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
Festival Internacional de Folclore Rio
O ponto de partida para o Festival Internacional de Folclore Rio aconteceu já no dia 26 de julho com a Gala de Abertura, no Palco do Rio. Nos restantes dias, os grupos internacionais têm vindo a espalhar alegria, beleza, ritmo pelas freguesias, cidades e locais por onde têm passado – Gueral, Tamel S. Veríssimo, Alheira, Arcozelo, Sande, Pevidém, Braga, Vila Verde, Guimarães e Espanha (Ponteareas, Coruxo e Rebordáns).
Os grupos vão ainda participar na 42.ª Mostra Internacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que decorre no Parque da Cidade, de 1 a 10 de agosto. Assim, no dia de abertura da Mostra de Artesanato, 1 de agosto, vão atuar os grupos provenientes da Venezuela, Macedónia e Estados Unidos da América; no dia 4, de Guadalupe e Brasil; e, por fim, no dia 5, da Costa do Marfim e Argentina.
O festival decorre numa envolvente natural e histórica — perto da Ponte Medieval de Barcelos — onde os visitantes assistem às apresentações tradicionais de diferentes países, cheias de trajes coloridos, música e dança. Reconhecido pelo CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), integra-se entre os mais importantes festivais do género a nível nacional.
O Festival Internacional de Folclore Rio é um evento cultural de renome, organizado anualmente desde 1980 pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos, junto à margem do rio Cávado, em Barcelos, norte de Portugal. A primeira edição contou apenas com grupos de Portugal e Espanha, mas, desde 1989, passou a incluir participantes de várias partes do mundo, tornando-se um verdadeiro intercâmbio multicultural.