As freguesias de Gueral e Chavão, em Barcelos, inauguraram, no passado fim de semana, dois importantes equipamentos que visam melhorar a qualidade de vida das suas comunidades: a requalificação do novo Parque Infantil na EB1 de Gueral e o espaço de estacionamento e jardim em Chavão.
Convidado para estar presente, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, acompanhado pela Presidente da União de Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral, Conceição Costa e Silva, participou na cerimónia de inauguração do Parque Infantil da Escola Básica de Gueral. A obra, que contou com uma comparticipação financeira de 170 mil euros do Município, oferece às cerca de 90 crianças do estabelecimento um espaço de recreio mais moderno e seguro, promovendo o desenvolvimento saudável e o bem-estar dos alunos. Após a bênção do espaço pelo pároco local, Paulo Sá, e o descerramento da placa comemorativa, Mário Constantino Lopes reforçou o valor da iniciativa: “Quando investimos na infância, estamos a investir no futuro das nossas comunidades. Este parque é um exemplo de como a união de esforços pode gerar resultados positivos e duradouros. É uma satisfação ver as crianças a usufruir de um espaço de qualidade, que certamente contribuirá para o seu crescimento. Por seu lado, Conceição Costa e Silva, Presidente da Junta, destacou a importância do projeto: “Este é um sonho antigo da nossa comunidade, que agora se concretiza graças à colaboração entre a Igreja, o Município e a nossa União de Freguesias. Acreditamos que espaços como este estimulam a socialização, a criatividade e o desenvolvimento integral das nossas crianças”.
Já em Chavão, o mesmo espírito de parceria foi evidenciado na cerimónia de inauguração do novo parque de estacionamento e jardim junto à Igreja Paroquial. A intervenção, que transformou a área envolvente na freguesia, foi possível graças à colaboração entre a Câmara, a Junta de Freguesia e a paróquia, que cedeu o espaço para a realização do projeto. Após a bênção pelo pároco, José Granja, o Presidente da autarquia, Mário Constantino Lopes, sublinhou a mais-valia da obra para toda a comunidade de Chavão. Além de facilitar o estacionamento, o jardim proporciona um ambiente muito agradável e propício ao convívio. “É uma obra que reflete o compromisso de todos em melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, vincou Mário Constantino Lopes. Por seu lado, a Presidente da Junta, Arminda Cruz, expressou a sua satisfação pelo resultado final da obra: “Este espaço foi pensado para promover o bem-estar, a segurança e a convivência entre os moradores. Quero agradecer ao Presidente da Câmara pelo apoio constante e pela visão de desenvolvimento que tem demonstrado pelas freguesias”.
O pároco de Chavão, José Granja, também destacou a importância da colaboração: “Sem o apoio da Câmara e da Junta, esta obra não teria sido possível. Agradecemos por acreditarem na nossa comunidade e por contribuírem para um espaço mais bonito e útil para todos”, disse após a bênção dos espaços.