O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, visitou as obras de expansão da rede de saneamento na freguesia de Perelhal, iniciadas em agosto e que vão permitir alcançar os 95 por cento de cobertura. O autarca deslocou-se, ainda, a Fornelos, onde foi concluída a construção de uma Estação Elevatória de Águas Residuais que também servirá Vila Seca.
A intervenção na rede de saneamento em Perelhal foi iniciada no passado mês de agosto e vai decorrer durante os próximos sete meses. Esta empreitada prevê a construção de 6,4 quilómetros de rede, permitindo o acesso de 266 alojamentos (cerca de 600 habitantes) ao serviço de saneamento.
Está, igualmente, a ser executada a expansão de 230 metros da rede de abastecimento de água, abrangendo mais 22 alojamentos (aproximadamente 60 habitantes). Esta obra irá aumentar a taxa de cobertura em Perelhal para 97 por cento.
Após observar estas obras, Mário Constantino Lopes deslocou-se à freguesia de Fornelos, onde visitou a Estação Elevatória de Águas Residuais recentemente concluída. Este equipamento permite a entrada em exploração de seis quilómetros de rede de saneamento, que se encontravam construídos desde 2008, mas sem condições para poderem entrar em funcionamento.
A conclusão desta empreitada permite disponibilizar a rede de saneamento a 166 alojamentos localizados em Fornelos e, também, na freguesia de Vila Seca.
No caso de Fornelos, serão servidos 107 alojamentos (cerca de 290 habitantes), aumentando a cobertura da freguesia de cinco para 40 por cento. Já na freguesia de Vila Seca, serão servidos 59 alojamentos (cerca de 160 habitantes), ampliando a cobertura de 19 para 33 por cento.
As duas empreitadas estão integradas no Plano de Investimentos do 3.º aditamento ao Contrato de Concessão celebrado entre o Município e a empresa Águas de Barcelos.
Em termos globais, encontram-se, atualmente, em curso empreitadas que vão permitir operacionalizar cerca de 34 quilómetros de rede de saneamento, beneficiando 900 fogos em várias freguesias do concelho de Barcelos, incluindo Campo, Vilar do Monte, Couto, Fornelos, Vila Seca, Alvito S. Martinho, Alvito S. Pedro e Perelhal.
Com a expansão das redes de água e saneamento, os munícipes abrangidos podem solicitar a necessária ligação das suas habitações. Esta ligação é gratuita quando a rede está a menos de 20 metros da habitação.