Nos dias 11 e 12 de junho, Barcelos será palco das Fases Finais Regionais Norte do Desporto Escolar, categoria de iniciados, reunindo cerca de 470 participantes, entre alunos, professores, árbitros e voluntários, numa celebração do desporto e da juventude.
A edição de 2025 destas fases finais – apresentada hoje em conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho – decorrerá nos dias 11 e 12 de junho em várias escolas da cidade, e reunirá 278 alunos praticantes, oriundos da região norte, que disputarão competições em cinco modalidades: andebol, ténis de mesa, voleibol, badminton e futsal.
As Fases Finais Regionais Norte do Desporto Escolar decorrerão nas Escolas: Secundária Alcaides de Faria, Secundária de Barcelos, EB Gonçalo Nunes e EB Vale do Tamel, que, para além de acolherem as provas, desempenham também um papel ativo na organização do evento, envolvendo professores, funcionários e alunos voluntários. A organização conta com o apoio de mais de 40 alunos árbitros, 30 voluntários e uma equipa técnica e logística alargada.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, sublinhou a importância do desporto escolar na formação integral dos jovens. “O desporto escolar é, simultaneamente, um espaço de educação, de inclusão e de saúde. É um espaço de convivência e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ultrapassam os limites do campo de jogo ou do pavilhão”, afirmou o autarca. Mário Constantino reforçou ainda o compromisso do Município com o desporto escolar e com a juventude: “Apoiar o desporto escolar não é um gesto simbólico – é um compromisso concreto com a escola pública, com os nossos jovens e com a coesão social. É garantir que todas e todos tenham acesso a oportunidades de crescimento, independentemente da sua origem ou condição”, vincou.
Antes, João Paulo Martins, Coordenador Regional do Desporto Escolar, e Carlos Dias, Coordenador Local, explicaram como se vai desenrolar a competição e enunciaram os objetivos fundamentais desta iniciativa: promover o desporto e a atividade física; formar alunos e professores, sublinhar a importância da cidadania, da inclusão e da ética; promover o desporto verde e sustentável; e potenciar o envolvimento das comunidades.
Segundo o Presidente da Câmara, “a realização destas fases finais em Barcelos representa também uma oportunidade para afirmar o concelho como território de referência no panorama regional do desporto escolar, destacando “a capacidade organizativa das escolas, a hospitalidade da gente e a qualidade das nossas infraestruturas”.