O secretário de Estado da Educação, Alexandre Homem Cristo, esteve nos Paços do Concelho, na passada sexta-feira, a convite do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, para conhecer os projetos municipais que estão a ser desenvolvidos nesta área, com destaque para o “Hocus Pocus”, dirigido ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita na educação pré-escolar e no 1.º ciclo.
Mário Constantino Lopes destacou o impacto deste programa, referindo que “todas as escolas envolvidas apresentam melhorias significativas” e desafiou o Ministério da Educação a apoiar o seu alargamento.
O secretário de Estado reconheceu a relevância do projeto e o seu alinhamento com as prioridades do Ministério, nomeadamente no reforço da leitura no 1.º ciclo.
Considerou, por isso, que o programa “tem pernas para andar” e sugeriu a criação de um grupo de controlo que permita monitorizar resultados e avaliar a possibilidade de o estender a outros concelhos “numa espécie de medição de impacto”.
Também presente no encontro de trabalho, a vereadora da Educação, Dalva Rodrigues, destacou que “este programa atua numa fase primordial da educação das crianças”, acrescentando estar certa de que, com maior consistência neste projeto, será possível chegar a mais crianças e a ainda melhores resultados.
A antiga vereadora da Educação, Mariana Carvalho, que marcou igualmente presença na reunião, enquadrou a génese do projeto, destacando que o “Hocus Pocus” nasceu da necessidade de apostar na prevenção em vez da reação, através da capacitação dos professores e da intervenção em contexto de sala de aula, em articulação com psicólogos e terapeutas municipais.
Sublinhou, ainda, que os resultados têm sido “claramente positivos”. De acordo com o balanço apresentado, desde a sua implementação, em 2022, o programa Hocus Pocus abrangeu 763 professores de um universo de cerca de 10 mil alunos.
O “Hocus Pocus” é uma iniciativa educativa, promovida no âmbito da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe), tendo como objetivo potenciar o desenvolvimento da literacia emergente, da leitura e da escrita, de forma progressiva, desde a educação pré-escolar até ao 4.º ano do ensino básico.
Assente numa abordagem preventiva, combina sequências didáticas, literatura infantil, jogos fonológicos e estratégias criativas.



