A Sessão Solene do Dia do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que assinalou o 31.º aniversário da instituição, realizou-se hoje no Campus do IPCA e ficou marcada pela Tomada de Posse da nova Presidente do IPCA, Alexandra Malheiro, para o mandato 2025–2029.
A cerimónia contou com a presença da vereadora da Educação, Dalva Rodrigues, do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Santos Pereira, e com as intervenções da Presidente cessante do IPCA, Maria José Fernandes, do Presidente do Conselho Geral, Pedro Fraga, e da Presidente da Associação Académica, Beatriz Medela, seguindo-se a tomada de posse da Presidente do IPCA, Alexandra Malheiro que assume a presidência da instituição para os próximos quatro anos.
Maria José Fernandes, presidente cessante, agradeceu a todos os que caminharam com ela lado a lado nestes anos e desejou “sucesso e felicidades à nova presidente do IPCA referindo que juntos vão continuar a colocar o IPCA no panorama nacional e internacional”.
Por sua vez, Alexandra Malheiro, presidente empossada, começou por referir que é com “grande motivação, sentido de responsabilidade, espírito de missão e compromisso com o bem comum quer hoje tomo posse como presidente do IPCA. É para mim uma elevada honra pessoal e profissional acrescida de muita exigência coletiva”.
Sob o lema “identidade e compromisso”, Alexandra Malheira disse que estes dois eixos condensam a “visão que me move, uma instituição que honra a sua história e a sua singularidade, mas que está totalmente comprometida com o futuro”.
Dirigindo-se também com um sentido de profundo agradecimento a Maria José Fernandes pelo legado que deixa, Alexandre Malheiro referiu “o legado que a Maria José nos deixa é um legado que muito nos honra, uma liderança eximia e que vai muito alem destes oito anos. A sua liderança foi determinante para o posicionamento do IPCA de forma nacional e internacional e o seu trabalho ficará bem inscrito no trabalho desta instituição”.
Alexandra Malheiro salientou “este é o início de um novo ciclo de continuidade, mas também de renovação, de escuta e de ação. Nestes 31 anos, o IPCA percorreu um caminho notável, uma instituição que agrega, que não forma apenas profissionais, mas cidadãos conscientes e comprometidos com o mundo que ajudam a construir”.
A presidente terminou “conto com todos porque só com sentido de comunidade poderemos continuar a afirmar o IPCA como instituição de excelência humana inovadora e transformadora. Celebrar o IPCA é celebrar o esforço coletivo de todos os que contribuíram e continuam a contribuir para o seu sucesso – que este aniversário não seja apenas uma marca de orgulho pelo sucesso já feito, mas um impulso renovado para juntos continuaremos a construir”. Durante a sessão solene, foram também entregues prémios de mérito aos melhores estudantes do IPCA, nos quais o Município de Barcelos também participa, contemplando dois dos seus melhores alunos.
Alexandra Malheiro
Maria Alexandra Pereira da Silva Malheiro é Doutorada em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho desde dezembro de 2012, Mestre em Gestão de Empresas (especialização em Marketing e Estratégia) desde 2004 e Licenciada em Gestão de Empresas, desde 1998, pela mesma Universidade.
Era Professora Coordenadora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sendo coordenadora da área disciplinar de Marketing e Estratégia do Departamento de Turismo e Marketing, membro da comissão diretiva do Mestrado em Marketing e coordenadora da Pós-graduação em Marketing Digital. Lecionou unidades curriculares da área de Marketing e Estratégia aos cursos de licenciatura e mestrado do IPCA, tendo vindo a orientar vários relatórios de fim de curso, dissertações e projetos destes ciclos de estudos. É membro integrado da Unidade de Investigação Aplicada à Gestão (UNIAG), e membro colaborador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR), tendo sido membro do Conselho Científico deste centro entre 2018 e 2024.
Os seus interesses de investigação são nas áreas da ética e responsabilidade social do marketing, comportamento do consumidor, marketing turístico e marketing digital, sendo autora de várias publicações, nacionais e internacionais nestas áreas. Exerce o cargo de Diretora da ESHT desde julho de 2017.




