O Município de Barcelos acolheu a segunda reunião formal da Rede Europeia de Cidades para a Saúde Mental (EMHCN). No encontro, Barcelos foi eleita para o Secretariado Executivo da Rede, consolidando assim o seu papel central na afirmação de uma plataforma europeia forte, credível e politicamente relevante de cooperação municipal em saúde mental.
Durante a reunião, realizada no dia 19 de dezembro, as 20 cidades fundadoras da Rede procederam à confirmação da sua representação política e técnica e acordaram passos determinantes para a consolidação da Rede enquanto espaço estratégico de articulação política e cooperação entre cidades a nível europeu.
No âmbito deste processo, Barcelos foi eleita para o Secretariado Executivo da Rede, juntamente com Braga (Portugal), Múrcia (Espanha) e Atenas (Grécia).
Para o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, “esta eleição traduz o reconhecimento da liderança de Barcelos, reforçando o seu papel enquanto Capital Mundial da Saúde Mental e o compromisso continuado com a promoção da saúde mental como prioridade política partilhada, assente nos direitos humanos, na evidência científica e na intervenção comunitária”.
“O Secretariado Executivo agora eleito será responsável por orientar a próxima fase de desenvolvimento da Rede, incluindo o planeamento estratégico, a consolidação institucional e o reforço da cooperação entre cidades”, explica Mário Constantino Lopes.
A reunião reafirmou, igualmente, os princípios orientadores da Rede, baseados na abertura à adesão de novas cidades com rigor no cumprimento de requisitos, legitimidade política aliada à excelência técnica e responsabilidade coletiva como base para um impacto sustentável.
A EMHCN afirma-se, desta forma, como um fórum europeu de referência onde as cidades unem esforços para responder a um dos maiores desafios das políticas públicas contemporâneas: a promoção da saúde mental e do bem-estar das populações.
Sobre a EMHCN
A Rede Europeia de Cidades para a Saúde Mental é uma plataforma colaborativa que reúne cidades europeias comprometidas com a partilha de conhecimento, boas práticas e a cooperação na promoção da saúde mental e no combate ao estigma, colocando-a no centro da governação local.
Este Rede foi formalizada no passado dia 30 de outubro, numa sessão que decorreu no âmbito da Barcelos Capital Mundial da Saúde Mental, contando com a adesão de 20 cidades. São elas Barcelos e Braga (Portugal), Amesterdão (Países Baixos), Atenas (Grécia), Veszprém (Hungria), Vierzon (França), Almedinilla, Avilés, Barcelona, Beniel, Carcabuey, Ceuta, Fuente-Tójar, Leganés, Manises, Mieres, Múrcia, Priego de Córdoba, Saragoça e Sevilha (Espanha).




