O Pavilhão Municipal de Barcelos vai receber, de 23 a 25 de abril, o maior evento de robótica em Portugal. A 26.ª edição do Festival Nacional de Robótica | RoboCup Portugal Open – Barcelos 2026 foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, na Câmara Municipal. O presidente da autarquia, Mário Constantino Lopes, revelou serem esperados mais de uma centena de participantes.
Mário Constantino Lopes sublinhou que, “para Barcelos, a realização do Festival Nacional de Robótica constitui a afirmação clara de uma aposta séria, continuada e persistente na educação, entendida numa perspetiva global e multidimensional, enquanto pilar fundamental do desenvolvimento do concelho”.
“Este evento vai proporcionar uma experiência que vai além da simples competição. É muito importante desafiar os nossos jovens a experimentar, a inovar e a envolverem-se em novos projetos. Barcelos pretende, através da ciência, da tecnologia e da formação educativa, manter-se na vanguarda do seu desenvolvimento. A aposta nos jovens continua a ser uma aposta central para ganharmos o futuro”, acrescentou.
Mário Constantino Lopes evidenciou ainda que “o evento contribuirá para a dinamização do concelho, reforçando a sua atratividade, também do ponto de vista turístico, através da associação do conhecimento e da inovação às valências naturais do território”.
O 26.º Festival Nacional de Robótica | RoboCup Portugal Open – Barcelos 2026 conta com o apoio da Câmara Municipal e vai incluir a competição oficial que apura as equipas nacionais para o troféu mundial RoboCup.
Organizada pela Escola Secundária de Barcelinhos em parceria com a Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), conjuga ciência, inovação, educação e competição, reunindo equipas de alunos, professores e investigadores provenientes de universidades, institutos politécnicos e escolas, nacionais e internacionais.
Associada ao Festival Nacional de Robótica 2026, irá realizar-se, nos dias 22 e 23 de abril, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a 26.ª edição da conferência internacional ICARSC – IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions.
A conferência deste ano é organizada por um consórcio de instituições portuguesas, tendo a Sociedade Portuguesa de Robótica como promotora central, em colaboração com as universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, os politécnicos de Bragança, Tomar e o IPCA.
Conta, ainda, com o apoio técnico do IEEE – The Institute of Electrical and Electronics Engineers, da Robotics and Automation Society (RAS) do IEEE, da Secção Portuguesa do IEEE e dos capítulos nacionais da Robotics and Automation Society e da Education Society, do IEEE.
A conferência de imprensa de apresentação do evento contou, ainda, com intervenções da diretora da Escola Secundária de Barcelinhos, Palmira Oliveira, que enquadrou o papel da escola na organização do evento; do presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, Fernando Ribeiro, que apresentou o enquadramento geral do Festival; e do coordenador da Comissão de Organização Local, Rui Baptista, que deu a conhecer os principais aspetos da edição que se realizará em Barcelos.
Intervieram, também, Pedro Fonseca, Chair da Conferência associada ao festival, e a presidente do IPCA, Alexandra Malheiro, que destacaram a relevância científica e académica do evento.
A representante do Departamento de Programação e Promoção de Ciência e Tecnologia do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, Cátia Cardoso, reforçou o apoio da instituição à iniciativa e à promoção da cultura científica junto do público jovem.




