O programa das “Cidades Interculturais” apoia as cidades na revisão das suas políticas, através de uma lente intercultural, e no desenvolvimento de estratégias interculturais abrangentes para ajudá-las a perceber a vantagem da diversidade e a geri-la de forma positiva. É uma rede de 16 cidades (de que Barcelos faz parte), e é parte de uma rede internacional de mais de 150 municípios em todo o mundo.

O município de Barcelos, a convite da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais (RPCI), integrou o Projeto Strengthening Towns’ Activation for new Narratives on Diversity ( STAND). 

O Projeto STAND é um projeto internacional, fruto das relações desenvolvidas no âmbito do Programa de Cidades Interculturais do Conselho da Europa. Este projeto tem como propósitos: apoiar as cidades europeias na construção de narrativas que valorizem a diversidade e o contributo das minorias para o desenvolvimento social; envolver e capacitar as organizações da sociedade civil, em particular as que trabalham no domínio da juventude, no processo de construção e divulgação de narrativas alternativas; e aumentar o intercâmbio e a cooperação entre as cidades europeias sobre os temas alvo do projeto.

O STAND envolve cidades e organizações da sociedade civil de 4 países: Espanha, Itália, Polónia e Portugal (Barcelos, Loures, Vila Verde e Viseu).

Este Projeto surge da candidatura da Rede Italiana de Cidades Interculturais e terá duração de 2 anos (janeiro 2025 a agosto 2027).

Este é o projeto anual da RPCI sendo financiado pelo Conselho da Europa (programa Intercultural Cities) e abrange as 18 autarquias da rede nacional (RPCI). 

As cidades de Barcelos, Oeiras, Paranhos e Porto fazem parte do consórcio de cidades envolvidas na gestão deste projeto. O objetivo é continuar o trabalho de promoção de iniciativas de conscientização intercultural em ambientes educacionais com autoridades municipais, jovens, famílias e crianças. Com este projeto pretendemos fomentar a lente intercultural em ambientes educacionais, promovendo oportunidades de aprendizagem para pessoal docente, não docente e parceiros da escola para desenvolver a sua autorreflexão e conhecimento e cultivar competências interculturais.

Estão previstas as seguintes ações: partilha de práticas entre cidades; formação em competências interculturais para prof. de educação; um webinar nacional; um webinar internacional e três episódios de podcast “Portugal Plural”

2024 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DSIMA