Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

GASC – Grupo de Ação Social Cristã

O GASC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Barcelos, que nasceu em 1979 com um grupo de voluntários da comunidade da Igreja Franciscana de Santo António, e que intervém essencialmente em quatro grandes áreas:

  • Violência Doméstica
  • Dependências
  • Carência Socioeconómica
  • Sem Abrigo

 

No âmbito destas quatro áreas, desenvolve várias respostas sociais e serviços que são apresentados no nosso site: http://www.gasc-ipss.org/, tendo, para o efeito uma vasta rede de parceiros locais e nacionais.

Enquanto instituição de cariz social, tem como:

Visão: Fomentar a inovação e o crescimento organizacionais, com a intenção de reforçar e solidificar as nossas respostas sociais e alargar as suas populações alvo, num caminho de trabalho, ajuda ao próximo, calor e solidariedade, dando resposta a problemáticas existentes no concelho de Barcelos.

Missão: Apoiar a população carenciada, as vítimas de violência doméstica, os toxicodependentes e as suas famílias, de forma gratuita e confidencial, numa lógica de resposta multidisciplinar e melhoria constante dos serviços prestados, assente no respeito pelos Direitos Humanos.

Valores: Solidariedade, Cooperação, Igualdade, Transparência, Responsabilidade, Civismo, Tolerância e Honestidade.

 

Relativamente ao Perfil de Voluntário, ao GASC é de extrema utilidade pessoas com:

  • Elevado sentido de responsabilidade;
  • Boa capacidade de trabalho em equipa;
  • Autonomia e sem patologia mental que condicione o voluntariado;
  • Clara noção da importância do respeito pelo princípio ético da confidencialidade da identidade dos utentes que frequentam o GASC;
  • Boas competências de comunicação com pessoas mais vulneráveis (empatia, assertividade);
  • Disponibilidade para apoiar a preparação de refeições diárias (almoço e jantar) e a entrega dessas mesmas refeições nos espaços do Refeitório Social, especialmente aos fins de semana (das 09h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h30/ Domingo apenas das 10h00 às 13h30);
  • Disponibilidade para seleção e triagem de roupas doadas e limpeza de legumes (durante a semana ou sábado).

 

Todo o voluntário deverá passar pelo processo de entrevista prévia no GASC.

Regulamentos | Ação Social

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo  do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do concelho, mais desfavorecidos economicamente, com o objetivo de reduzir as dificuldades socioeconómicas e contribuir para o desenvolvimento educacional e a elevação cultural do concelho de Barcelos. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, º 163, de 21 de Agosto de 2015, pág. 24014 e seguintes. A alteração agora introduzida no Anexo I do regulamento, e que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos versão 2017.1
79 KB

Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos

Com o presente regulamento , o Município de Barcelos define as regras e os procedimentos a observar no apoio ao arrendamento habitacional do Município de Barcelos, visando apoiar as famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 54, de 17 de Março de 2016, pág. 9525 e seguintes. A alteração agora introduzida na redação da epígrafe e do nº 1 do artigo 6º, e que deu origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2º série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17838.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos Versão 2017.1
91 KB

Regulamento Municipal de Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece um conjunto de regras e de procedimentos de apoio às famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 104, de 31 de Maio de 2016, pág. 17065 e seguintes. A alteração agora introduzida à redação da alínea i) do artigo 8º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento do Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos Versão 2017.1
116 KB

Regulamento Municipal de Apoio a Projetos Sociais do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras e os procedimentos de candidatura e avaliação de projetos sociais, com vista a apoiar os munícipes e agregados familiares ao nível da saúde oral, ocular, auditiva e de imagem, mormente, dos agregados familiares mais carenciados. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 252, de 28 de Dezembro de 2015, pág. 37833 e seguintes. A alteração agora introduzida na alínea d) do nº 1 do artigo 6º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Reg. Apoio Projectos Sociais Versão 2017.1
65 KB

Regulamento de Voluntariado

Com o presente Regulamento pretende-se defnir as linhas orientadoras para a criação de um Programa de Voluntariado no concelho de Barcelos, visando regulamentar a participação de voluntários em actividades, acções e projectos, entre outras, de natureza educativa, cultural e da acção social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Barcelos, de modo a estimular o voluntariado e a contribuir para a formação social e cultural dos participantes.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
pdf Regulamento de Voluntariado 104 KB

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte