O Município de Barcelos está a promover diversas iniciativas em prol da Igualdade, desde 24 de outubro até 25 de novembro, que pretendem sensibilizar para as desigualdades existentes, e que passam por ações de capacitação, sensibilização e de boas-práticas, além de campanhas nas escolas do concelho, assinatura de protocolo, peça de teatro, entre outras.
A programação arrancou no dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, com a Cerimónia de atribuição do Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação, nos Paços do Concelho. Enquadrado no projeto Cávado + Igual, o Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação visa prestigiar e reconhecer publicamente as empresas e entidades locais com práticas potenciadoras e subscritoras dos valores e princípios da igualdade e não discriminação, e que se encontrem alinhadas com os Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2022-2027 e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2030 – Portugal + Igual.
As ações de capacitação, sensibilização e boas-práticas acontecem nos dias 25 de outubro, 4, e de 14 a 21 de novembro. Estas atividades iniciaram no dia 25 de outubro, às 10h, com “Igualdade: um Compromisso”, destinada aos profissionais do Hospital Santa Maria Maior, e, às 14h30, prosseguiram com a ação de sensibilização “MaRvel – Masculinidades (re)veladas”, para os colaboradores/as do Município de Barcelos, nos Paços do Concelho. Esta ação também vai ser ministrada a docentes das escolas do concelho, de 14 e 21 de novembro, na Casa da Juventude, (inscrições: https://forms.gle/BbEvzRvq6w3g6C8A7).
O “MaRvel: Masculinidades (re)veladas” tem como objetivo a desconstrução de estereótipos de género associados às masculinidades dominantes, em prol do desenvolvimento integral de rapazes e homens, com vista à promoção do autocuidado e do cuidado com as outras pessoas, desenvolvimento de competências de autorregulação emocional, prevenção da prática da violência e do envolvimento em comportamentos de risco.
Dentro das ações, há ainda lugar para “Igualdade de Género na prática educativa”, cujos destinatários são os educadores do pré-escolar e docentes do 1.º ciclo, e decorre no sábado, 4 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, no auditório da Casa da Juventude. As inscrições devem ser efetuadas para: https://forms.gle/QeLNWYWsq1Z4s9QUA, risee.servicoeducativo@cm-barcelos.pt / 919004026.
No dia 25 de outubro, também se realizaram os “Jogos sem Fronteiras”, no Pavilhão Municipal, que envolveram as seguintes entidades: APACI, Escola Profitecla, Conservatório de Música de Barcelos, Clube de Ténis de Barcelos e ETG.
Entretanto, no dia 26 de outubro, começou a ser divulgado e distribuído o Guia de Acolhimento ao Migrante, através de um folheto A5 com QRCode, por vários pontos do concelho. Este Guia de Acolhimento para a População Migrante assume-se como um instrumento auxiliar de informação sistematizada, sobre vários serviços, designadamente, registos legais de cidadão, emprego e capacitação, aprendizagem da língua portuguesa, educação, habitação, saúde, segurança, lazer e cultura e mobilidade.
Um dos destaques do programa aconteceu no dia 27 de outubro, às 10h30, com a assinatura do protocolo do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Barcelos (NPISA), nos Paços do Concelho. O NPISA tem como principais objetivos a realização e atualização do diagnóstico local sobre o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo; identificação e mobilização dos recursos necessários à resolução do problema; planificação das atividades, através da construção de um Plano de Ação; entre outros.
A partir de ontem, 30 de outubro, passou a estar disponível nas redes sociais do Município de Barcelos o vídeo “Mediadores Municipais e Interculturais”, que mostra a inclusão social da comunidade cigana residente no concelho de Barcelos.
De 31 de outubro a 22 de novembro, várias escolas do pré-escolar do concelho vão receber a apresentação da campanha #EndGenderStereotypes, “Tarefas partilhadas” e “As profissões não têm género”, cujo objetivo é mostrar em tenra idade a importância do respeito pelos direitos e responsabilidades de todos/as, bem como promover a igualdade de oportunidades permitindo a todas as crianças as mesmas possibilidades de assumirem papéis ditos tradicionalmente como masculinos e/ou femininos, que se revela fundamental para um desenvolvimento e crescimento em equilíbrio.
Ainda dentro da programação para este mês da igualdade, alguns jovens do concelho vão entrevistar o Presidente da Câmara com o mote “Vamos falar sobre a Igualdade”, no dia 21 de novembro.
Na sexta-feira, 24 de novembro, é inaugurada a exposição “Estendal intergeracional da Igualdade”, na Biblioteca Municipal de Barcelos, resultado do jogo Play4Equality, dinamizado pela Cruz Vermelha – Delegação de Barcelos que envolve escolas e lares do concelho, de forma a dar a conhecer como a questão da igualdade é transversal a várias faixas etárias.
A encerrar a programação deste mês dedicado à igualdade, no dia 25 de novembro, o Theatro Gil Vicente apresenta “Caldo Verde”, às 21h30. A peça narra a história de duas mulheres e um homem que habitam a mesma casa perdida algures no Minho profundo. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do TGV, nos locais habituais, por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).
Município de Barcelos assinala mês para igualdade
Artigos Relacionados
-
Município de Barcelos assina Protocolo de Cooperação com a Fundação “Nova Era Jean Pina” e o Instituto do Mundo Lusófono destinado a apoiar famílias carenciadas
-
Município de Barcelos assinou protocolos de colaboração de voluntariado com 52 entidades
-
Município implementa projeto Barcelos+Voluntário
-
Município de Barcelos promove 1.º Fórum Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental