O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, acompanhado pelos restantes elementos do Executivo recentemente empossado, promoveu uma reunião com os presidentes das 65 juntas de freguesia do concelho eleitos nas recentes eleições autárquicas. O objetivo deste encontro, realizado no Auditório da Biblioteca Municipal, foi a apresentação formal de todos os autarcas e dos pelouros atribuídos a cada vereador, bem como as principais linhas orientadoras do mandato 2025-2029.
Esta reunião de trabalho visou reforçar a articulação entre o Executivo Municipal e as freguesias, consolidando uma relação de proximidade e cooperação que permita melhorar a resposta aos desafios quotidianos da administração local.
Neste encontro, Mário Constantino Lopes fez questão de sublinhar que os presidentes de Junta são “os principais parceiros” da Câmara Municipal. “Em conjunto, vamos desenvolver o nosso concelho”, disse.
Daí ter destacado o facto de o investimento global destinado às freguesias rondar os nove milhões de euros, evidenciando o compromisso da autarquia com o desenvolvimento equilibrado do território.
“As Juntas de Freguesia são parceiros fundamentais do Município, pela proximidade que mantêm com as populações e pelo papel determinante que desempenham na concretização das políticas locais. Através da cooperação mútua, do diálogo e do trabalho conjunto, o Município e as juntas reforçam o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável do concelho”, afirmou Mário Constantino Lopes.
O presidente da Câmara apresentou algumas linhas orientadoras a pôr em prática neste mandato, quer a nível de Município, quer a nível de Freguesias, para que possam construir o Plano e Orçamento com clareza.
Mário Constantino Lopes reforçou que “este mandato, sobretudo nos dois primeiros anos, vai ser muito exigente, muito por fruto do arrojo, da ambição que o executivo teve de poder candidatar-se aos fundos do PRR e aos fundos do 2030 que têm prazos de execução muito apertados e que, caso não sejam concretizados, podem comprometer o orçamento municipal”.
Durante a reunião, foram ainda analisados os investimentos programados em diversas áreas essenciais para o desenvolvimento do concelho.



