Recreia-Te

Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças. Através da brincadeira, a criança aprende a lidar com regras, a resolver conflitos, a expressar emoções e a desenvolver a criatividade. É também uma forma de aprender sobre o mundo e de construir a própria identidade. Por isso, vários autores defendem que exista cada vez mais tempo e espaço para que as crianças possam brincar livremente.

Intelectualmente, a brincadeira estimula a imaginação, o pensamento criativo e a resolução de problemas. Favorece ainda a concentração e a memória e melhora o desenvolvimento da linguagem. Brincar é uma ferramenta poderosa para o crescimento integral da criança, preparando-a para os desafios da vida.

O RECREIA-TE é um programa dirigido a crianças e jovens das escolas do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e promove um conjunto de atividades lúdicas que lhes permite usufruir do seu tempo de lazer, de forma divertida e fisicamente ativa.

Ao mesmo tempo, propõe recordar um conjunto de brincadeiras e jogos populares do passado, muito conhecidos e apreciados pelas gerações dos seus pais e avós, ajudando a manter na memória coletiva as brincadeiras que não passavam pelos dispositivos da era digital.

Destinatários: Escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.

Objetivos

. Incentivar a exploração de alternativas dinâmicas no tempo de lazer.

. Desenvolver competências sociais e emocionais por via do jogo e da brincadeira.

. Promover a consciencialização sobre saúde física e mental.

. Criar estratégias para a inclusão de práticas saudáveis nas dinâmicas do tempo de lazer.

Atividades/recursos disponíveis

Oficina de criação da comunidade RECREIA-TE

Esta oficina consiste num programa de apresentação/formação para a criação de uma comunidade RECREIA-TE, na escola. Esta comunidade integrará três figuras com papéis distintos:

1.Embaixador de Brincadeiras – Aluno

Dinamiza e promove a participação dos colegas. Incentiva a adesão às atividades e dá voz aos interesses dos alunos. Esta missão pode ser rotativa entre os colegas de turma. É de adesão voluntária, sendo um elemento fundamental para o projeto. Cada Embaixador de Brincadeiras receberá um crachá de identificação.

2. Facilitador de Brincadeiras – Assistente Operacional

É um brincador de excelência. Dá apoio logístico no terreno, orientando os alunos na montagem dos espaços, distribuição de materiais, suporte nos momentos de brincadeira.

3. Guardião de Brincadeiras – Professor

Responsável por supervisionar, orientar e integrar as atividades no contexto pedagógico. Garante o respeito pelas regras e valores educativos das brincadeiras

Todos os participantes nesta oficina receberão o Bloco de Jogos Divertidos – uma compilação de jogos simples e de grande portabilidade que pretende ser uma alternativa educativa e divertida aos jogos e passatempos eletrónicos.

Kit de Jogos Tradicionais

Consiste numa caixa com jogos tradicionais, com brincadeiras de sempre que divertiram gerações. Este kit vem equipado com 2 bolas, 4 malhas, 2 pinos, 1 elástico, 1 corda, 4 lenços, 4 sacos, 1 anel, 1 caixa de giz. Com estes materiais, podem fazer-se jogos como o Jogo do Burro, Jogo da Malha, Corda Humana, Saltar à Corda, Cabra Cega, Jogo da Rabia, Jogo do Piolho, Jogo do Anel, Barra do Lenço, Corrida de Sacos, Jogo do Elástico, Macaca, Lencinho…

Este kit integra também um manual de jogos com as respetivas regras.

Ludoteca Itinerante

A Ludoteca Itinerante é dinamizada pela Divisão de Cultura, Arquivo, Biblioteca, Museus e Património Histórico do Município de Barcelos. É constituída por um conjunto de cerca de 30 jogos de mesa como o Catan, Quadro, Century, Quoridor, Carcassonne, Fantasma, e muitos mais, com os quais os alunos se podem desafiar entre eles e a si próprios. Este conjunto de jogos é cedido às escolas numa lógica de empréstimo, por um período de tempo acordado, em regime de rotatividade, permitindo, assim, variar os jogos e evitar que se tornem excessivamente rotineiros. Os jogos, além de proporcionarem momentos de intensa diversão, são fundamentais para o treino do conjunto de habilidades cognitivas essenciais para modelação do comportamento, resolução de problemas e regulação emocional. A partir dos jogos, os alunos (e os jogadores em geral) podem desenvolver capacidades como, por exemplo, manter e operar informações mentalmente, controlar impulsos e resistir a distrações, bem como adaptar-se a novas regras e ajustar estratégias, conforme necessário. Além do mais, são um excelente aliado no trabalho de competências sociais.

Integra ainda a comunidade GIGAJOGA, que promove um encontro mensal para a partilha de momentos de jogo, no 2.º sábado de cada mês, em locais a designar.

Jogos de Pavimento

Os jogos de pavimento são brincadeiras transversais a todas as gerações. Todos recordamos, com bonomia, os fantásticos momentos passados com amigos e colegas, sobretudo nos recreios das escolas, a jogar à macaca, à sirumba (polícias e ladrões), piolho, e tantos mais. Porém, parecem estar a cair em esquecimento na atual geração de crianças e jovens. Desta forma, propomos dotar a escola de um kit de materiais (tintas, pincéis…) que permitam pintar, no pavimento dos recreios, as linhas destes jogos (ou restaurá-los, caso já existam), promovendo o resgate destes jogos divertidos, que também promovem a atividade física, essencial para um desenvolvimento saudável de todos.

Guia Digital de Construção de Brinquedos Artesanais

Quem nunca criou os seus próprios brinquedos? Pois é, já quase todos o fizemos. Muitas vezes, fabricar um brinquedo é tão ou mais satisfatório do que utilizá-lo. Este guia propõe, precisamente, a construção de jogos e brinquedos, a partir de materiais descartados e reutilizados, como garrafas PET, cartão e sobras de madeira. No fundo, tudo o que parecer ter potencial para passar de “frasco de champô” ao “brinquedo mais fixe”. Um pouco de cola, fita-cola e tintas – e temos artesãos. Ao mesmo tempo que produzimos brinquedos divertidos, estimulamos a criatividade, a capacidade de planeamento e de execução de projetos. Estas construções podem ser feitas na escola ou em casa. E sempre com materiais que os alunos procuram reutilizar. A nossa contribuição passa pelo fornecimento de fichas técnicas para a construção de alguns jogos, ficando a obtenção dos restantes materiais a cargo do aluno ou da escola (dado que se pretende que a reutilização de materiais seja maximizada e, os restantes, de baixo ou nenhum custo).

Inscrições:

As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas AQUI

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Data Tamanho
Recreia-TE 18 de Agosto, 2025 11:36 2 MB

2024 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DSIMA