Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Dezembro Espírito de Natal invade “Barcelos Cidade Presépio”

Espírito de Natal invade “Barcelos Cidade Presépio”

Barcelos veste-se de Natal com o acender de milhares de luzes e enfeites que fazem de “Barcelos Cidade Presépio” um dos mais belos Postais de Natal do Pais. Uma decoração especial, marcada pela história e tradições do concelho, com mais luzes, mais ruas e mais edifícios iluminados prometem hipnotizar e fazer sonhar todos aqueles que visitarem nesta quadra a Capital do artesanato.

Chegou uma das quadras mais esperada do ano e como explica o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “o Natal é uma época que o Município de Barcelos prepara com o maior afinco para proporcionar aos barcelenses um programa rico e com um espírito contagiante”. Barcelos Cidade Presépio arranca esta sexta-feira com a inauguração das exposições “Presépio, uma tradição, várias interpretações” e “O Encanto do Natal” de Margarida Costa, às 17h, tendo como itinerário: Sala Gótica dos Paços do Concelho; Museu de Olaria; Posto de Turismo; e Torre Medieval. O dia encerra da melhor maneira com o acender de milhares de luzes de Natal que irão iluminar os edifícios, ruas, avenidas e entradas da cidade.

Nesta quadra natalícia, luzes, presépios e muita música invadem o centro histórico da cidade, além dos já habituais comboios de Natal e insufláveis que tanto agradam aos mais novos. Nos edifícios municipais, decorrerão várias atividades dedicadas à época festiva, nomeadamente exposições, peças de teatro, workshops infantis de modelagem de barro, concertos e espetáculos de dança. Tudo para comemorar a celebração de mais um Natal num mega-programa intitulado "Barcelos Cidade Presépio", que reúne várias iniciativas até ao final deste ano e início do próximo destinadas a animar os milhares de visitantes que passam pela cidade nesta altura do ano.

Entre 2 de dezembro e 8 de janeiro, as ruas do centro histórico de Barcelos vão acolher os presépios construídos pelos barcelenses, enquanto o Museu de Olaria expõe o trabalho de Margarida Costa, numa mostra individual intitulada “O Encanto do Natal”. Já o Posto de Turismo, a Torre Medieval e a Sala Gótica acolhem uma exposição coletiva dedicada ao artesanato, sob o mote “Presépio Uma Tradição, Várias interpretações”.

Além dos vários workshops, de presépios a fantoches, o teatro, a música e a dança garantem também um lugar de destaque nesta programação natalícia. Entre o tradicional e o litúrgico, logo no dia 3 de dezembro, o Teatro Gil Vicente recebe a Noite de Fados, realizada no âmbito do Projeto Artístico, e, no dia 20, o Templo do Senhor da Cruz apresenta o Concerto para Orquestra de Cordas e Coro Masculino do compositor barcelense Miguel Ângelo Pereira, dedicado ao Senhor da Cruz. O Concerto de Ano Novo, pelo Conservatório de Música de Barcelos, decorre no dia 7 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro Gil Vicente.

Quer a festa da Passagem de Ano, “Barcelos é Mágico”, quer o Concerto de Reis, a 15 de janeiro, terão lugar no Pavilhão Municipal de Barcelos e a entrada é gratuita. Ainda na música, os The Classic atuam na Torre Medieval no dia 23 de dezembro, pelas 15h30, num concerto intitulado “Natal na Rua”, e, no dia 24 de dezembro, a Banda Musical de Oliveira apresenta o “Flash Musical de Natal”, logo pela manhã, entre as 10h e as 12h.

E se os mais novos vão poder divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, que aliam atividades lúdicas e desportivas, os mais velhos poderão lambuzar-se em mais um fim de semana gastronómico, “Barcelos Doce”, entre 3 e 4 de dezembro, dedicado à pastelaria tradicional da época. Além disso, entre 8 e 11 de dezembro, a cerâmica e a olaria tradicionais, bem como os produtos de outros ofícios, estarão expostos numa Feira de Artesanato, sobretudo de presépios, que se realizará no centro histórico, entre as 10h00 e as 16h30.

O sedentarismo natalício só pode ser combatido com atividade física e, por isso, o Município promove também várias iniciativas no âmbito do desporto, designadamente a VII Barcelos Mini Cup Natal Petizes /VII Barcelos Mini Cup Natal Traquinas, no dia 1 de dezembro, no Pavilhão Municipal. Ainda nessa área, e nas Piscinas Municipais, no dia 10 de dezembro realiza-se a mega aula de hidroginástica.

Para uns pézinhos de dança antes do derradeiro final de ano, haverá a Festa de Natal da Arca, dia 17 de dezembro, no Pavilhão Municipal e, no mesmo dia, o Musical de Natal que decorre no auditório do Teatro Gil Vicente.

 

Agenda de Natal

classificado em: