Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em destaque Presidente da Câmara e Ministro da Ciência na inauguração da biblioteca do IPCA

Presidente da Câmara e Ministro da Ciência na inauguração da biblioteca do IPCA

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esteve presente, dia 4 de junho, na inauguração da biblioteca “José Mariano Gago”, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), numa cerimónia presidida pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

“O IPCA é uma instituição que devemos abraçar e incentivar e a minha presença é precisamente para vincar que o IPCA merece o nosso respeito e a Câmara Municipal vai continuar a apostar no seu desenvolvimento”, afirmou Miguel Costa Gomes, acrescentando que a instituição é já uma “referência internacional” e que o trabalho desenvolvido vai “no sentido de honrar o passado, ser exigente no presente e assegurar o futuro”.

Na sua intervenção, o Ministro da Ciência e do Ensino Superior garantiu que o IPCA será o primeiro Politécnico do país a passar a fundação. “O processo está em andamento. Tudo farei para que até ao final do ano seja uma realidade. Este regime fundacional vai, no futuro, projetar ainda mais o IPCA”, assegurou Manuel Heitor.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, sublinhou que o regime de fundação trará “mais autonomia” à instituição e vantagens na “gestão dos recursos humanos, recursos financeiros e patrimoniais”.

O IPCA aproveitou a ocasião para assinar a escritura para a aquisição de um terreno para a expansão do campus, sediado em Vila Frescainha S. Martinho, e que tem como finalidade a construção de uma área direcionada para a prática desporto.

Na cerimónia foi homenageado o ex-presidente do IPCA, João Carvalho, com um mural no qual consta o seu nome e uma citação sua em que enaltece o trabalho de toda a comunidade escolar no crescimento da instituição.

A biblioteca “José Mariano Gago” foi idealizada para ser “um espaço polivalente e que acolhe uma biblioteca técnica que visa dar apoio aos estudantes. Com um extenso acervo bibliográfico disponível, permite uma verdadeira comunhão com a natureza e os espaços verdes, em sintonia com os vetores essenciais do IPCA”.