O Centro Social e Paroquial de Fragoso é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos. Surge da inexistência de respostas sociais que satisfizessem as necessidades da população de Fragoso e das freguesias limítrofes.
A iniciativa da criação desta instituição foi do Padre Manuel Martins de Sá, devido à vontade e necessidade manifestada pela população de Fragoso.
O edifício é constituído por 3 pisos, destinados à Creche, ao CATL, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, ao Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social, à formação de catequese, escuteiros, teatro, música, reuniões dos vários grupos paroquiais e atividades recreativas e culturais, dispondo ainda de um salão polivalente.
Missão
O Centro Social e Paroquial de Fragoso, enquanto IPSS, propõe-se a contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, cooperando com os serviços públicos competentes ou com as Instituições Particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social. Tem como missão o apoio social à comunidade, em todas as fases da sua vida, desde a infância à terceira idade.
O utente é a principal razão de existência da Instituição e tudo é feito a pensar na sua satisfação, através da oferta de um conjunto de serviços sociais, culturais e recreativos.
Visão
O Centro Social e Paroquial de Fragoso tem acompanhado, ao longo dos seus anos de atividade, a evolução e alterações sociais da sociedade portuguesa, apostando em respostas sociais do interesse da comunidade. Desta forma, pretende ser uma instituição reconhecida como referência referência ao nível do apoio social em termos da qualidade da nossa intervenção, promovendo o bem-estar de todas as comunidades na proximidade, desde a primeira infância à terceira idade.
Valores
- O conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade;
- O aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todos os paroquianos;
- O espírito de convivência e solidariedade social como fator decisivo de trabalho comum, tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias e demais agrupamentos e da comunidade paroquial;
- Respeito pela etnia, cultura, religião, língua, sexo, idade, orientação sexual e estilo de vida de todos os utentes;
- Espírito de mútua ajuda entre os paroquianos e da consciencialização das carências do meio;
- Respeito pela privacidade e dignidade em todos os contactos com os utentes.
Respostas Sociais
- Creche
- Prolongamento de horário
- Centro de Atividades de Tempos Livres
- Centro de Dia
- Serviço de Apoio Domiciliário
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
- Cantina Social
- Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC)
Site Institucional: www.cspfragoso.com