Skip to Main Content

Cuidadores

O ato de cuidar traduz-se num conceito complexo, uma vez que compreende diversas dimensões, como a relacional, a afetiva, a ética, a sociocultural, a terapêutica e a técnica. Segundo Sequeira (2007), “cuidar constitui uma dimensão ontológica do ser humano, na qual os seus valores, atitudes e comportamentos da vida quotidiana exprimem uma preocupação constante com esta atividade”. O mesmo autor defende que cuidar não é apenas mais uma função ou uma tarefa, mas sim, uma forma de estar no mundo, um ato solidário que envolve respeito, reciprocidade e complementaridade.

Pela sua complexidade e envolvimento, o ato de cuidar, na maioria das situações conduz o/a cuidador/a informal a uma situação de exaustão e assume um impacto ao nível físico, psicológico, social e económico não só na sua vida, como na vida da pessoa que cuida. Se o cuidador/a se encontrar em idade ativa, estes impactos refletir-se-ão, ainda, na manutenção e inserção no mercado de trabalho. Assim, a sua qualidade de vida passa a estar comprometida, o risco de isolamento, de exclusão social e de pobreza são iminentes.

Num estudo solicitado pelo Governo Português e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho, coordenado pelo Instituto de Segurança Social, IP (ISS, IP), denominado “Medidas de intervenção junto dos cuidadores Informais. Documento Enquadrador, Perspetiva Nacional e Internacional” (2017), encontramos informações fundamentais para o enquadramento do Estatuto do/a Cuidador/a:

Aproximadamente 80% dos cuidados em toda a União Europeia são fornecidos por cuidadores/as informais, principalmente mulheres;
Estima-se que na Europa o número total de pessoas que proporciona algum tipo de cuidado ascenda aos 125 milhões;
Prevê-se que o valor anual dos serviços prestados pelos cuidados dos familiares, na EU, apenas a idosos/as, possa ascender a 375 mil milhões de dólares;
No caso português, a Associação Cuidadores Portugal estimou o valor do trabalho realizado pelos cuidadores/as informais, tendo por referência o salário mínimo mensal, em aproximadamente 4 mil milhões de euros anuais.

Regulamentos | Ação Social

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo  do Município de Barcelos

O presente Regulamento estabelece as normas de atribuição de bolsas de estudo a estudantes
de baixos recursos económicos, residentes no concelho de Barcelos, que frequentem estabelecimentos de ensino superior devidamente homologados, com vista à obtenção do grau académico
de licenciatura, mestrado (integrado ou não) ou curso técnico superior profissional.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos 1 MB

Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos

Com o presente regulamento , o Município de Barcelos define as regras e os procedimentos a observar no apoio ao arrendamento habitacional do Município de Barcelos, visando apoiar as famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 54, de 17 de Março de 2016, pág. 9525 e seguintes. A alteração agora introduzida na redação da epígrafe e do nº 1 do artigo 6º, e que deu origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2º série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17838.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Barcelos Versão 2017.1
91 KB

Regulamento Municipal de Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece um conjunto de regras e de procedimentos de apoio às famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 104, de 31 de Maio de 2016, pág. 17065 e seguintes. A alteração agora introduzida à redação da alínea i) do artigo 8º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
Regulamento do Apoio à Habitação Social do Município de Barcelos Versão 2017.1
116 KB

Regulamento Municipal de Apoio a Projetos Sociais do Município de Barcelos

Com o presente regulamento, o Município de Barcelos estabelece as regras e os procedimentos de candidatura e avaliação de projetos sociais, com vista a apoiar os munícipes e agregados familiares ao nível da saúde oral, ocular, auditiva e de imagem, mormente, dos agregados familiares mais carenciados. Encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série, nº 252, de 28 de Dezembro de 2015, pág. 37833 e seguintes. A alteração agora introduzida na alínea d) do nº 1 do artigo 6º, que dá origem à atual versão de 2017, foi publicada no Diário da República, 2ª série, nº 158, de 17 de Agosto de 2017, pág. 17839.

Lista de Ficheiros

Ficheiro Descrição Tamanho
Reg. Apoio Projectos Sociais Versão 2017.1
65 KB

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT